top of page
kodokan no kata.jpg

O Kodokan Goshin-jutsu é um kata que demonstra os princípios da defesa pessoal e as técnicas aplicáveis na sociedade moderna.

Muitos anos depois que nosso Shihan Jigoro Kano fundou a Kodokan Judo ele desenvolveu o Kime-no-kata para demonstrar uma situação de combate. Entretanto, em razão da grande mudança de costumes no mundo, era necessário um kata que demonstrasse de forma mais atual uma situação de defesa pessoal, surgindo então o Kodokan Goshin-jutsu em Janeiro de 1956, contendo ataques e defesas de diversas artes marciais.

Essas técnicas permitem sua defesa de mãos vazias contra ataques armados ou desarmados e é baseado em um dos grandes conceitos do Judô que diz “pare a confusão, finalize com o minimo de lesão”.

O grupo de técnicas do Goshin-jutsu consiste em “Ataques de mãos vazias” e “ataques com armas”. Na parte de ataques de mãos vazias são 12 técnicas “enquanto agarrado”, e cinco técnicas simulando um “ataque à distância”. Já na parte de ataques com armas são 09 técnicas, sendo três com uma faca, 3 com um bastão e 3 com uma pistola.

Todo o conceito do Kata se resume no Tori controlando o Uke, seja desarmando ou projetando o oponente, após receber cada um dos ataques.

Ordem e nome das técnicas do Kodokan Gonshin-Justu

Golpes sem armas

1. Com agarre

Ryote-dori;
Hidari-eri-dori;
Migi-eri-dori;
Kataude-dori;
Ushiro-eri-dori;
Ushiro-jime;
Kakae-dori.

Golpes sem armas

1. Ataques de facas

Tsukkake;
Choku-tsuki;
Naname-tsuki.

2. Ataques com bastão

Furi-age;
Furi-oroshi;
Morote-tsuki.

3. Ataque com pistola

Shomen-zuke;
Koshi-gamae;
Haimen-zuke.

JUDÔ MOC

PARCEIROS 

1492790982-2arrow-up_84181.png
sesc_png-removebg-preview117.png

Site Judô Montes Claros  - ano 2024 / 2025  - Fudandor - Fábio Silva Faixa preta
4º Dan  pela Confederação Internacional Interclubes  de Judô  Federado a FMJ/CBJ

bottom of page